Um prédios que me intrigam muito é o Edificio Copam onde o objetivo de Oscar Niemeyer era que todas as classes sociais morassem em um mesmo´Condomínio, hoje é um edificio alvo da degradação de São Paulo como fica localizado no centro onde frequentam prostitutas, cafetões, usuários de craques; acredito sim que devem morar famílias pois não é muito barato o aulguel de um apartamento no Copam.
![]() |
Edificio Copam |
A degradação e o descaso habitacional em São Paulo é algo muito notável, temos o exemplo clássico de favela vertical que seria dos arquitetos Zarzur & Kogan o Edíficio São Vito que fica na Av. do Estado, conhecido vulgarmente como treme-treme ou balança mas não cai, nos anos 60 era famoso com sua cobertura sultuosa onde faziam bailes e congressos importantes, hoje não passa de um esqueleto frequentado por usuários de craque e moradia pra mendingos. Antigamente os moradores eram pequenos comerciantes, manicures e profissionais liberais que tentaram a vida em São Paulo, assim como seu irmão geminado Edificio Mercúrio que teve vista de camarote para a decadência do São Vito; mais tarde nos anos 80 começou a ser frequentado por artistas decadentes, prostitutas e usuários de drogas, o prédio começou a degradar e muito dos moradores já não pagavam mais o condomínio, já não tinha mais coleta de lixo e as coindições começaram a ficar precárias, vizinhos assaltando outros apartamentos, e chegou a ter mais de 5 famílias morando e um apartamento de 27 metros quadrados considerandos-os posseiros. Em 2004 na gestão da Marta Suplicy foram feitos projetos de revitalização da Cidade de São Paulo onde desapropriaram os apartamentos para implodir o prédio, foi pago as famílias uma ajuda de R$360,00 mês durante um ano para que procurassem outro local, em 2010 o Edificio Mercurio que é geminado foi desapropriado e já começaram a derrubar o prédios aos poucos para não comprometer o Mercado Municipal.
![]() |
Edíficio São Vito e Mercúrio |
Um Edifício que me intriga muito é o que fica na Rua Paim próximo a Praça 14 Bis na Av.Nove de Julho, é um complexo habitacional onde são três Edificios 14 Bis, Demoiselle, Caravele. Eles tem uma história parecida com a do Edíficio São Vito, acabaram decaindo pela má frequentação e são considerados uma das maiores favelas verticais de São Paulo, diz a lenda que os moradores adoram deixar carnes expostas pelos corredores para espantar as pessoas e jogar garrafas de vidro pela janela, a polícia aparece por lá quase todos os dias, sendo considerado um dos prédios mais perigosos de São Paulo. Já até pensaram em impludir o prédio e construir um Shopping pra concorrer com o Frei Caneca, aí eu pergunto com o Déficit habitacional que São Paulo tem onde colocar todas esses pessoas? (ainda mais pra construir um Shopping).
![]() |
14 Bis, Demoiselle, Caravele |
Nenhum comentário:
Postar um comentário